Princípios e Objetivos Curriculares

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Estimulando nos alunos o gosto pelo saber e a sua curiosidade natural, procuramos que venham a ser capazes de investigar, de planificar o seu trabalho, de o apresentar, de o defender e avaliar. Neste sentido, privilegiamos o trabalho de projeto como caminho de aprendizagem e de progressiva autonomia na aquisição do conhecimento.
Damos, desde o Pré-escolar, uma grande atenção ao ensino das áreas mais estruturantes - o Português e a Matemática - bem como ao ensino do Inglês, à prática desportiva, à expressão artística e ao ensino experimental das ciências.
Na escola, cabe ao professor/educador propiciar a aprendizagem, fazer as sínteses necessárias e garantir que o aluno é realmente capaz de construir conhecimento, atingindo o máximo das suas potencialidades. O professor/educador deve procurar ser uma figura de referência que estabelece relações afetivas com os alunos em equilíbrio com o exercício da sua autoridade.
Com vista ao desenvolvimento do sentido de cidadania e da preocupação com o bem comum, promovemos a participação ativa dos alunos na resolução dos problemas da turma e da escola. Para esse efeito, a partir do 3º ano, os próprios alunos elegem autonomamente os seus representantes e realizam Assembleias de Turma onde decidem democraticamente a aplicação das melhores soluções para os problemas discutidos.
A interligação dos diversos níveis de ensino, potenciada através da formação conjunta e coordenação entre todos os professores/educadores, conduz a um processo de aprendizagem contínuo, progressivo e integrado ao longo de todo o percurso escolar.
Veja quais os objetivos específicos de cada nível de ensino e os métodos utilizados:
Damos, desde o Pré-escolar, uma grande atenção ao ensino das áreas mais estruturantes - o Português e a Matemática - bem como ao ensino do Inglês, à prática desportiva, à expressão artística e ao ensino experimental das ciências.
Na escola, cabe ao professor/educador propiciar a aprendizagem, fazer as sínteses necessárias e garantir que o aluno é realmente capaz de construir conhecimento, atingindo o máximo das suas potencialidades. O professor/educador deve procurar ser uma figura de referência que estabelece relações afetivas com os alunos em equilíbrio com o exercício da sua autoridade.
Com vista ao desenvolvimento do sentido de cidadania e da preocupação com o bem comum, promovemos a participação ativa dos alunos na resolução dos problemas da turma e da escola. Para esse efeito, a partir do 3º ano, os próprios alunos elegem autonomamente os seus representantes e realizam Assembleias de Turma onde decidem democraticamente a aplicação das melhores soluções para os problemas discutidos.
A interligação dos diversos níveis de ensino, potenciada através da formação conjunta e coordenação entre todos os professores/educadores, conduz a um processo de aprendizagem contínuo, progressivo e integrado ao longo de todo o percurso escolar.
Veja quais os objetivos específicos de cada nível de ensino e os métodos utilizados: